Pular para o conteúdo principal

CONDENANDO O PECADO.

"E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.” (Lucas 3:1,2)

            Aqui nesses versículos a Bíblia nos mostra a época e quais  eram as autoridades políticas e religiosas daquela região de Israel. Lucas, sendo um homem culto para a época, mesmo porque era médico, então usa de minúcias para expressar a Palavra de Deus. Após quatrocentos anos sem revelar a sua Palavra a profeta algum, o Senhor levantou João Batista para pregar o batismo do arrependimento e o perdão dos pecados. O objetivo desta mensagem é mostrar a primeira pregação legítima depois de quatrocentos anos, e veremos como agiu aquele que foi enviado para preparar o caminho do Senhor, assim como nós fomos chamados para preparar a volta de Jesus. "E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;” (Lucas 3:3).  Os judeus pensavam que, para herdar o Reino de Deus, bastava ser descendente de Abraão; contudo, João deixa claro que, se não dessem frutos dignos de arrependimento, não escapariam da ira do Senhor. A pregação do novo testamento na nova aliança inicia com o preparador do caminho do Senhor condenando de forma clara o pecado e chamando ao arrependimento, não pregando facilidades ou bênçãos, mas obediências e arrependimento. E esse homem tinha uma maneira peculiar de viver, pois vivia no deserto e se alimentava de gafanhoto e mel silvestre. João Batista percorreu toda a região do Jordão pregando o arrependimento para o perdão dos pecados, ou seja, as pessoas são perdoadas se elas se arrependerem, e arrependimento é abandono, mudança de direção, é quando se descobre que está errado e se muda de direção.
            "Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas.” (Lucas 3:4).João Batista veio para preparar o caminho para a primeira vinda do Senhor, para ensinar ao povo a verdade a respeito da salvação, da Graça; e nós todos somos enviados também para preparar o caminho para a segunda vinda do Nosso Senhor. "Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; E toda a carne verá a salvação de Deus.” (Lucas 3,6).  É a nossa obrigação pregar e ensinar sobre a vinda de Jesus, pregar sobre a salvação, chamar o povo ao arrependimento, falar sobre a vida futura ou morte, falar menos de bênçãos e falar mais de vida, de compromisso, e obediências. Devemos ter menos preocupações em encher igrejas, ou templos, igrejas grandiosas, preocupar-nos menos com finanças, e em agradar o povo, e realmente nos preocupar em agradar a Deus, fazer a sua vontade, preparar o povo para a volta do Senhor. "Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?” (Lucas 3:7). Observemos que a pregação de João era dura, autêntica, pois, como ele não tinha compromisso de encher igrejas, nem de arrecadar fundos e ofertas, ele pregava e falava somente a verdade. João Batista não tinha acordo com os hipócritas e pecadores, que hoje lotam as igrejas, com os quais os pregadores da atualidade concordam desde que façam boas ofertas. João Batista e a sua igreja não toleravam divórcio e segundo casamento, prova tal que foi por esse motivo que ele foi morto, não concordava com ladrões ou mentirosos, nem corruptos, e ele não pregava sobre bênção, mas sobre salvação. "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.” (Lucas 3:8).João ensinava que a salvação, o perdão, só acontece quando tomamos consciência dos nossos erros e pecados e os abandonemos. Arrependimento não é remorso, porque remorso traz dor e tristeza, arrependimento é simplesmente abandono do erro, mudança de direção.

"E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.” (Lucas 3:9).  A sentença já foi lavrada, e para todos os que não obedecem à Palavra de Deus, não praticam a sua Palavra, só restarão dor, sofrimento e morte eterna, se não se arrependerem e buscarem a salvação; a graça, o favor imerecido, só os alcançaremos se a respeitarmos, se aceitarmos viver no Reino, se andarmos pelo Caminho que se chama Jesus. "E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? E, respondendo, ele disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.” (Lucas 3:10,11). Ensinava  a misericórdia, o amor, ensinava a compartilhar, a não ser mesquinho; e é isso que devemos ensinar, e não ficar falando em bênção e mais bênção e vitórias materiais aqui, porque são pregações mentirosas e antibíblicas. Devemos condenar o egoísmo, a avareza, a mentira, a soberba e todo tipo de exaltação, ser radicais contra todo tipo de desonestidade. "E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.” (Lucas 3:12,13)"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.” (Lucas:14). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
                              Pr.Henrique Lino

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c