Pular para o conteúdo principal

NUVENS VAZIAS.

"Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas ele se fez culpado em Baal, e morreu. E agora multiplicaram pecados, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição, ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros.” (Oséias 13:1-2)

            Efraim, uma das doze tribos de Israel, muito se fortaleceu. Desfrutava de abundância e poder, tanto de poderio bélico como financeiro. Por tal motivo se ensoberbeceu e se desviou do Senhor. Começaram a adorar demônios e deuses estranhos; fizeram imagens de tudo, inclusive de bezerros de ouro que adoravam, além de adorar o deus baal dos pagãos. Assim muitos procedem, pois vemos pessoas que buscavam o Senhor, e, após melhorar a situação, se ensoberbecem e se desviam, e hoje adoram todos os tipos de imagens de santas, santos, padroeiros, guias, visitam cartomantes, creem em espíritos e outras tantas coisas mais. Mas todos os que se afastam do Senhor, com certeza, receberão o seu devido castigo no tempo certo, porque o Senhor não permite ingratidão, e todos os que debandam para outros deuses ou imagens recebem o tratamento da parte do Senhor como adversários, ou seja, inimigos de Deus.  "Por isso serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa; como folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça da chaminé. Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu.” (Oséias 13:3-4). Os soberbos serão consumidos porque não respeitaram ou temeram o Senhor, e o traíram, se prostituíram e foram atrás de outros deuses, outro objeto de adoração, ou até mesmo levantaram em seus corações alguém para adorar e confiar e se esqueceram do Senhor,  ou querem dividir a glória do Senhor com outra coisa. Quando assim procedem, o Senhor garante que são consumidos, e temos visto pessoas que antes reinavam e agora vivem em situações precárias, com enfermidades, vivem à base de medicamentos, ou  em situação de abandono, divórcio, cheios de dívidas e  às vezes na miséria, e isso porque abandonaram o Senhor.
            "Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.” (Oséias 13:5-6). Deus nos socorreu em momentos de aflição, de dor e desespero, e, quando nós achamos que estamos bem, muitos já imaginam que não precisam mais do Senhor e dão lugar às dúvidas, e começam a imaginar que tudo o que conseguiram foi por méritos próprios, e então vêm a soberba, o orgulho, e isso traz a rebelião contra o Senhor; consequentemente, recebem a devida punição, pois o mal vem de repente sobre a casa, a família, e muitas vezes a morte física. "Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho. Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do seu coração, e como leão ali os devorarei; as feras do campo os despedaçarão”. (Oséias 13:7-8). Veja que o Senhor fala que será como um animal feroz à espreita da vítima, da presa para dar o bote, o pulo no momento certo, mas inesperado; a presa que pega de surpresa é destruída. A palavra do Senhor garante que esses soberbos, idólatras e desobedientes serão consumidos; é o próprio Senhor que os destruirá; e devemos entender que não existe nada que nos pode defender da ira de Deus, a não ser o arrependimento e a conversão. "Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador. Onde está agora o teu rei, para que te guarde em todas as tuas cidades, e os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes? Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.” (Oséias 13:9-11).A rebelião do povo não é tolerada, mas condenada a receber a punição mais severa; temos que entender que esse deus bonzinho, tolinho, tolerante com o pecado não é o Nosso Deus, esse é o diabo, e muitos têm sido enganados, pois querem acreditar que o Senhor  é bonzinho e permite tudo, pois  ama o povo. Realmente, Deus nos ama com um amor incondicional, só não tolera o pecado, pois não foi em vão que Ele mandou o seu Filho único para sofrer e morrer por nossa culpa. Quando estamos em pecado, desprezamos o sacrifício da cruz,  o sofrimento e a morte do Seu Filho amado.
         "A iniquidade de Efraim está atada, o seu pecado está armazenado. Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.” (Oséias 13:12-13). Como as pessoas preferiram as trevas, abandonaram a luz, deixaram o Senhor, então Ele agora virá como o anjo vingador, e não existe modo de se safar a não ser o arrependimento legítimo e se converter a Ele, porque somente Nele existe vida e abundância, e fora Dele não há nada, só dor, sofrimento e destruição. "Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.”(Oséias 13:14). Deus chama a morte, o sofrimento, para agir  na vida desses soberbos e desobedientes, e diz que não se arrependerá da sua decisão.  "Ainda que ele dê fruto entre os irmãos, virá o vento leste, vento do SENHOR, subindo do deserto, e secar-se-á a sua nascente, e secar-se-á a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.” (Oséias 13:15). Mesmo que a pessoa tente de todas as maneiras progredir, prosperar, o Senhor manda destruição, dor, enfermidade,  confusão, morte, ou seja, é impossível alguém  seguir, viver em paz e alegria,  se estiver em rebeldia. Portanto hoje é o seu dia, mude-se, converta-se e saia desse sofrimento antes que seja destruído(a) por inteiro(a); salve-se e salve os seus. "Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.”(Oséias 13:16)
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                                            Pr.Henrique Lino

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c