Pular para o conteúdo principal

ALEGRAR NAS TENTAÇÕES

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência." (Tiago 1:2-3)

 Não existe nenhuma pessoa que não seja tentada, e tentação é desejo da carne, que é pecado. Todos são tentados, uns em uma área, outros em outras, mas todos, por mais firmes que estejam na presença do Senhor, são tentados pelos desejos da carne. Raiva, ira, desejos sexuais, ganância, mágoas, desonestidades, mentiras, vingança, fofocas, enfim são vários de uma lista muita extensa. Mas o que temos que saber é que devemos lutar, para não cair nessas tentações, e se em algum momento cairmos, que imediatamente busquemos o Senhor, peçamos perdão e não pequemos mais. Da mesma maneira que caímos, poderemos nos revestir de fortaleza e fugir da tentação. Não existem super-homens ou supermulheres que possam enfrentar e brincar com o pecado, o que se tem de fazer é fugir, correr. O diabo, nós enfrentamos, repreendemos, amarramos e expulsamos em nome de Jesus, mas do pecado a solução é correr, fugir. Também devemos saber, estar preparados, porque as tentações sempre vão existir, enquanto estivermos vivos, enquanto estivermos neste mundo. Podemos vencer uma tentação, mas sempre virão várias outras, por isso há necessidade de sempre nos consagrar, sempre viver na presença do Senhor, viver no combate. Quando somos tentados, provados, nos fortalecemos, praticamos a nossa fé, e o combate pela fé produz e opera a paciência. A paciência nos conduz à presença do Senhor, pois, sabendo que no momento certo o socorro chegará, não somos tentados mais do que podemos resistir. "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tiago 1:4). Quando resistimos, lutamos, estamos sendo pacientes, pois aguardamos o novo mundo, um novo céu, sabendo que lá é o nosso descanso eterno. Essas tentações a que resistimos produzem exatamente a confiança na vitória, sabendo que devemos aguardar para receber a nossa coroa de vitória, porque não sabemos o momento em que seremos chamados pelo Senhor, assim perseveremos em resistir, fugir das tentações, não fujamos à luta. As lutas são como as ondas do mar, após uma sempre vem outra, ou várias ao mesmo tempo, mas, se perseverarmos, lutarmos, as venceremos. A paciência nada mais é do que a prática de lutas constantes em todas as áreas.
 "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5). Para viver na prática do Evangelho, para praticar a santidade, é necessário ser sábio, e para ser sábio é necessária a fé no Senhor. Crer no invisível sabendo que devemos esperar o que não vemos ou tocamos. Sabedoria é o princípio da obediência, e, para sermos obedientes, sermos sábios, é necessário crer no Senhor, Criador do céu e da terra. Mas, para crer, é preciso ter fé, e para ter fé devemos orar pedindo ao Senhor, assim como os discípulos oraram: "Senhor, aumente a nossa fé". Mas, para orar ao Senhor pedindo para aumentar a fé, temos que ter fé de que Ele existe e que nos ouve e vai responder a nossa oração, a nosso pedido. Se temos fé para orar, para que Ele aumente a nossa fé, temos então a fé necessária, e simplesmente devemos praticá-la. Jesus disse que se tivermos fé como um grão de mostarda já é o bastante. Ser sábio é compreender o plano de Deus e colocá-lo em prática, executar as suas ordenanças. "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1:6). Pedir ao Senhor sabedoria, clamar para ser sábios no Senhor é praticar a fé, e a fé produz prática da Palavra, que consequentemente produz sabedoria e a transforma em obediência aos preceitos do Senhor e em salvação. Mas quando vamos ao Senhor clamar por sabedoria, temos que ir com vontade, sabendo que Ele poderá nos atender se crermos Nele, porque, se tivermos dúvidas, nem devemos tentar, pois nada receberemos. O primeiro passo para se adquirir a sabedoria é a fé em Deus, e a sabedoria produz fé. Ser sábios é compreender que temos que nos unir ao Senhor, a Deus Todo Poderoso para vencermos e termos vida eterna, e essa união se dá pela prática do Evangelho de Jesus Cristo. "Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:7-8). Quando não temos fé para pedir sabedoria ao Senhor, se pedirmos por pedir, sem a certeza de recebê-la, então não a receberemos, pois é necessário confiança, fé. Coração pobre e tolo é o que às vezes tenta crer no Senhor, mas tem dúvida, pois acredita mais no mundo e nas coisas palpáveis. Este não recebe nada, pois temos que crer para ver e não o contrário.
 "Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,
E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva." (Tiago1:9-10).
 Estamos passando por lutas, mas estamos perseverando, combatendo, resistindo, então devemos nos gloriar. A nossa Glória é o Senhor, por isto, quando passamos por lutas, sabemos que estamos nos aproximando cada vez mais e mais. Sendo sábios, sabemos que a nossa casa, nosso lugar de descanso, não é aqui e assim não nos preocupamos em ajuntar bens materiais aqui. Mas dedicamo-nos em ajuntar bens duradouros, que servem para toda a eternidade onde não há ladrões e nem traças. Já o rico, no seu abatimento momentâneo por coisas perecíveis, passará junto com o seu aborrecimento, porque quando se coloca a confiança no visível palpável, está se transformando também semelhantemente ao seu patrimônio. O nosso patrimônio é aquilo pelo que lutamos, o que guardamos, ajuntamos, e, sendo bens materiais, é só isso que temos, e assim eles perecerão e nós pereceremos. "Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos." (Tiago 1:11). Infelizmente existem muitos pregadores e ensinos contrário à Palavra de Deus, são muitos os mestres e discípulos dos defensores da famigerada teologia da prosperidade, mas Jesus nos fala sobre isso várias vezes, em uma delas disse que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. A riqueza passa e acaba aqui, e seus adoradores também acabam aqui. "Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12). Tentação de ser rico, de possuir muitos bens, de praticar adultério, fornicação, de agir segundo as leis do mundo, mas, se resistir às tentações, se chegará a Deus. Somos provados, para sermos aprovados, e as pessoas de ânimo doblé não passam pela provação, porque mostram o seu caráter e onde está o seu coração. Mas quando resistimos às tentações, passamos pela provação, somos fortalecidos e vencemos o mal e tomamos posse da coroa da vida. "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta." (Tiago 1:13). Deus não manda a tentação, mas ela é desenvolvida por nós mesmos, pelos nossos desejos carnais, pela nossa natureza pecaminosa. Ao contrário, Deus nos dá o escape, nos dá condições de nos safar, mas para isto é necessário ser sábios, e sabedoria temos que receber de Deus e a recebemos somente pela fé."Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tiago 1:14-18) 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c