Pular para o conteúdo principal

O TRAIDOR E LADRÃO

"E logo, falando Ele ainda, veio Judas, que era um dos doze, da parte dos principais dos sacerdotes, e dos escribas e dos anciãos, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus." (Marcos 14:43)

          Jesus estava no Getsêmani orando, clamando por conforto ao Pai, pois sabia que a sua hora tinha chegado. Sabia que seria preso, crucificado e que morreria na cruz do Calvário. Ele tinha ido para os jardins com mais três discípulos e os deixado a uma boa distância, pedindo-lhes que orassem com Ele. Mas eles não conseguiram permanecer em orações, porque logo dormiram. Jesus por três vezes viera ao encontro deles, e ao encontrá-los dormindo os acordava e mandava ficarem firmes, mas logo voltavam a dormir. Na última vez, quando ainda falava com eles, chegou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, acompanhado de guardas armados para prenderem Jesus. Vieram armados e preparados como se fossem prender um perigoso bandido, e Judas estava junto com eles para poder identificar Jesus. O que quase ninguém comenta é que Jesus só se deixava identificar, ser reconhecido por quem Ele queria e à hora em que queria, prova tal que mesmo que todos os dias Ele estivesse pregando, ensinando no templo, eles não o reconheciam. Mas os seus discípulos o reconheciam quase todo o tempo, e por isso Judas foi para o identificar beijando-o. Muitas vezes observo que as pessoas pregam, ensinam, ou simplesmente falam de Jesus de uma maneira superficial, têm medo de expor a sua santidade, têm medo de falar da sua natureza Divina, porque Jesus era Deus encarnado, Jesus é Deus. Apesar de estar na carne, estar revestido de carne, Ele era Deus, é e era a Palavra, o Verbo, e ninguém absolutamente podia fazer nada contra Ele, a não ser que Ele permitisse. Assim Jesus se deixava conhecer quando bem queria, e somente tinham acesso a Ele os seus discípulos. Vemos que algumas vezes tentaram pegá-lo e Ele escapulia no meio deles. "Ora, o que o traía, tinha-lhes dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o, e levai-o com segurança. E, logo que chegou, aproximou-se Dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o." (Marcos 14:44-45). Judas era dos seus discípulos, era um dos doze, que durante aproximadamente três anos andou com Jesus e presenciou todos os tipos de milagres, bebeu diretamente da Fonte, porque ouviu os ensinos maravilhosos diretamente da boca de Jesus. Foi um dos doze a receber poder para pregar, avisar que o Reino havia chegado, e tinha expulsado demônios e curado em Nome de Jesus. Mas mesmo assim era um traidor, e sabemos que ele traiu Jesus não só por esse ato. Durante todo o tempo, uma vez que ele era o tesoureiro do Ministério terreno de Jesus, ele roubava, metia a mão na sacola. Judas foi somente mais um, ele é o que representa inúmeros que andam roubando, desviando dinheiro de ministério, muitos que usam o Nome do Senhor para comercializar produtos.
          "E lançaram-lhe as mãos, e o prenderam. E um dos que ali estavam presentes, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe uma orelha." (Marcos 14:46-47). Após Judas Iscariotes o identificar, os guardas, os enviados dos sacerdotes, dos homens que diziam conhecer Deus prendem Jesus. Pedro, mais impulsivo, na mesma hora, mete a mão na espada e corta a orelha do servo Malcom, fato do qual Jesus não gostou. Chamou a atenção de Pedro e curou, restabeleceu a orelha de Malcom. Sabemos que Jesus foi preso porque se deixou ser preso, porque a Palavra deveria se cumprir, porque, se Ele não quisesse, ninguém conseguiria prendê-lo. O tempo todo Ele sabia o que estava acontecendo, sabia que Judas o estava roubando, sabia que Judas o estava traindo e o tinha vendido, e sabia que ele estava chegando naquele momento com os guardas para o levarem preso. "E, respondendo Jesus, disse-lhes: Saístes com espadas e varapaus a prender-me, como a um salteador? Todos os dias estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes; mas isto é para que as Escrituras se cumpram." (Marcos 14:48-49). Jesus questiona para que ficasse registrado e para que pudéssemos ter esse conhecimento, porque eles foram até Ele armados como se fossem prender um perigoso bandido, e simplesmente não o prenderam quando Ele estava pregando, ensinando no templo. Quase todos os dias Ele ficava ensinando no templo, e não o prenderam, mas tudo aconteceu exatamente como estava escrito, a Palavra de Deus se cumprindo inteiramente. Jesus foi tratado como um bandido, foi perseguido e traído por um dos seus, mas tudo aconteceu como estava prescrito e também para nos dar ensinamentos, para que pudéssemos aprender e sempre vigiar. Temos que saber que temos que confiar plenamente somente em Cristo, porque o ser humano sempre trai, e quem mais nos trai são pessoas próximas a nós, assim como Judas era próximo a Jesus. "Então, deixando-o, todos fugiram. E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu." (Marcos 14:50-52). Jesus foi traído e abandonado pelos seus, porque, quando foi preso, todos correram, todos fugiram e o deixaram só, inclusive Pedro, que no início tinha sacado da espada. Todos correram, inclusive o autor, o escritor desse livro, que é Marcos, pois ele que estava pelado, dormindo envolto em um lençol, e saiu correndo, mas, quando conseguiram pegá-lo, ele abandonou o lençol nas mãos do guarda e saiu correndo pelado. Vemos a fuga desesperada dos discípulos de Jesus e até mesmo de Pedro, que tinha afirmado que nunca o negaria, que jamais o abandonaria, mas o deixaram só. "E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas. E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava assentado com os servidores, aquentando-se ao lume. E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam." (Marcos 14:53-55). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c