Pular para o conteúdo principal

ORANDO SÓ

"E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação." (Lucas 22:39-40)

          Jesus tinha o hábito de se retirar para lugares ermos para orar, para dialogar com o Pai. Ele ia aos montes, aos jardins onde podia ter privacidade e assim conversar calmamente com Deus. Ele, sabendo que o fim estava próximo, que a sua missão estava no fim e logo seria preso e passaria por um terrível sofrimento, busca forças no Senhor. Jesus vai aos jardins onde tinha o hábito de ir e passar as noites. Acompanhado de alguns discípulos, pede-lhes que fiquem a uma boa distância orando, intercedendo, vigiando em oração para não caírem em tentação, e Ele segue mais adiante. Então, a sós, abre o seu coração a Deus Pai. Todos nós deveríamos aprender a orar com Jesus, e na nossa Bíblia há vários exemplos, várias orações que Jesus fez, quando orou por Ele mesmo, pelos discípulos, pelo mundo, orou, orou, e na maioria das vezes estava só. Vejo as pessoas buscarem companheiros de oração, mas, na verdade, o nosso momento de oração deve ser um momento particular, momento de intimidade entre nós e Deus. As pessoas não têm que ouvir nossas orações, e nem devemos procurar palavras bonitas para impressionar ninguém. Devemos ser sinceros e ter uma conversa franca com o nosso Deus que tudo vê e sabe. Ele ouvirá e nos atenderá. Jesus nos mandou entrar em nossos quartos, fechar a porta e falar com o Pai. Vejo pessoas fazendo campanhas de orações em redes sociais, chamando outras para orar, mas elas fazem isso de uma maneira religiosa, pois não param para examinar, para ver se isto está de acordo com a Palavra de Deus. Temos que compreender que, quando oramos, estamos falando com Deus, e Ele nos responde, e se estivermos no meio de pessoas também orando, falando, cantando, como conseguiremos ouvir a sua voz? "E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lucas 22:41-42). Não podemos fazer orações a Deus com exigências, com autoridade, pois há somente uma autoridade: Ele. Portanto, quem manda é Ele e não nós. O que devemos fazer é nos humilhar, é clamar por sua misericórdia, pelo seu favor, mas sempre pedir que seja feita a sua vontade, e não a nossa. Jesus sabia tudo pelo que ia passar, seu sofrimento, e tudo o mais que viria pela frente, mas a sua oração foi para que, se fosse possível, que Deus o livrasse, mas, caso contrário, que fosse feita a sua vontade. Existem situações em que Deus não vai nos livrar, porque é propósito Dele, é a sua vontade.
 "E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." (Lucas 22:43-44). Existem momentos, situações em que vamos orar, vamos clamar, sabendo que o Senhor não irá nos atender, e que o que tememos irá acontecer, porque essa é a vontade de Deus Pai, então devemos simplesmente dizer: seja feita a sua vontade. Quando procedemos assim, descansamos no Senhor, entregamos as nossas vidas a Ele e o socorro vem, não em forma de solução, mas com o seu conforto, o seu refrigério, Ele envia anjos para nos fortalecer, para que possamos passar pelo deserto, pela tempestade. Jesus estava em momento de grande agonia, porque tinha conhecimento do sofrimento a que seria submetido, sabia que logo seria preso, humilhado, espancado, cuspido, e depois crucificado; sabia que morreria na cruz do Calvário. Com Ele antevendo tudo isso, o seu sofrimento aumentou ainda mais, e em tal proporção que o seu suor se transformou em sangue, isto porque os vasos, as veias pequenas estouraram e o sangue jorrava. Esse é um fenômeno conhecido que acontece em momento de grande estresse e sofrimento. "Hematidrose é um fenômeno raríssimo, é uma fraqueza física excepcional onde todo o corpo apresenta dores, acompanhada de um abatimento moral violento causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a Hematidrose. A Hematidrose pode ser mais entendida com uma transpiração de sangue acompanhada de suor." Jesus estava na carne como todo ser humano, e por tal motivo sofreu e sofria como qualquer outra pessoa, assim sabemos o quanto sofreu por nossa causa, para que pudéssemos ser salvos. Todos os que não valorizam o sacrifício de Jesus, os que não se rendem ao Senhor, não aceitam a salvação de Jesus, merecem, com certeza, o sofrimento e a morte eterna a que estão destinados. "E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação." (Lucas 22:45-46) Jesus volta e vai até onde deixara os discípulos e os encontra dormindo, pois eles não conseguiram permanecer vigiando, orando com Ele. Eles queriam, mas não conseguiram, isto porque se abateu sobre eles uma tristeza, apesar de não terem conhecimento pleno, mas entenderam que algo iria acontecer com Jesus, e isto lhes trouxe uma grande tristeza. Jesus os acorda e lhes manda ficar de pé para que não entrassem em tentação, porque o Senhor sabia que o espírito estava pronto, mas a carne era fraca. "E, estando Ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?" (Lucas 22:47-48). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas,  ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 
 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c